sábado, 14 de julho de 2012

Pensamento da Semana - Dukka vs Ananda

 As pessoas me procuram dizendo: "O meu negócio vai de mal à pior. Tive prejuízos enormes no mês passado, e sei que o mês que vem vai ser pior ainda". Então eu pergunto: "Se você consegue prever isto, por que você não fecha o negócio agora mesmo?". E eles respondem horrorizados: "O quê? O que eu vou fazer então?

Na verdade, o que eles querem dizer com isso é "Com o que eu vou me preocupar então?".

Sem uma razão para se preocupar, seu ego solta as amarras, ele perde a razão de existir. É por isso que você escolhe permanecer na dimensão de Dukka (preocupação). Você não consegue se identificar com a dimensão oposta, Ananda (Plenitude) - já que para esta dimensão você não é ninguém. Para viver em plenitude, você primeiramente tem que deixar o seu ego. Você está preparado para isso? NÃO. Você está preparado para assumir qualquer preocupação, mas você não consegue deixar o seu ego! Então você procura continuamente por razões para se preocupar. Em geral, você se preocupa até com o fato de todos ao seu redor estarem felizes, enquanto você não está. Mas o engraçado é que cada pessoa se sente do mesmo jeito. Como isso é possível?

(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")

Nenhum comentário:

Postar um comentário