sábado, 9 de março de 2013

Pensamento da semana: abandonar o passado

 Você não sabe como abandonar seu passado; você só sabe como levá-lo com você. Você sente que tem de levá-lo com você. A sociedade lhe ensinou que você tem que levar o passado com você. Você é ensinado a se sentir culpado se tentar abandoná-lo.
  
A sociedade fala que você é ingrato se abandonar o passado. Eu digo: Isso é simplesmente tolice. Não há absolutamente nenhuma necessidade de levar seu passado com você. As pessoas que dizem estas coisas não sabem que gratidão é algo que você tem que sentir continuamente em você direcionado à Existência e a todos, e não algo que você sente direcionado a incidentes isolados em sua vida.
  
Quando você abandonar seu passado, o presente o tomará de surpresa. A sociedade sempre lhe ensina a desfrutar o presente na forma de passado, nunca como presente. Ensina a fazer de tudo um passado e então desfrutar dele.
  
Eu já vi pessoas saindo de férias - elas estão todo o tempo com máquina fotográfica e câmera de vídeo. Nos lugares mais lindos, em vez de aproveitar a natureza que as cerca, elas ficam para cima e para baixo com as máquinas fotográficas para capturar todas as cenas pela lente da máquina.
  
Elas voltam para casa, revelam as fotos, sentam no sofá dentro de quatro paredes, e desfrutam da mesma paisagem através de fotos e fitas de vídeo. Elas simplesmente perderam, só isso. E todas as fotos são tiradas e mostradas à família e amigos só para dizer a todos que elas visitaram os lugares que estão nas fotos. Mas elas não desfrutaram dos lugares quando estavam lá! Elas perderam completamente.
  
Você o tempo todo desfruta do presente depois de fazer dele passado.É por isso que as pessoas dizem: “Essa foi uma época dourada." Quando os dias aconteceram de fato, você certamente não os chamou de dourados. Naquele momento você devia estar dizendo que os dias passados é que tinham sido dourados! É assim que você se ilude com suas preocupações.  

Você perde completamente a beleza do presente. Quando você estiver afinado com o presente, todo momento se tornará uma celebração e você não ficará procurando acontecimentos passados para celebrar. Quando todo momento for uma celebração, você ficará continuamente no presente porque você estará celebrando cada momento. Você nunca irá para o passado para celebrar.
 
Além do mais, é um desperdício de tempo dissecar o passado por causa de preocupações, porque você é uma pessoa nova a cada momento! Todo momento você está evoluindo; todo momento você está sendo atualizado. Você é parte da Existência e a Existência muda a todo o momento. Então, como você pode dissecar incidentes passados com sua inteligência atualizada? É totalmente irrelevante. 

(Extraído do livro "Soluções garantidas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário