sábado, 30 de junho de 2012

Pensamento da Semana: Por que nos preocupamos?

 Ouça atentamente: a pergunta que faço não é "Com o que você se preocupa?", pois até uma criança de dez anos poderia responder isto.

Podemos apresentar imediatamente uma lista das coisas que nos preocupam - dinheiro, trabalho, relacionamentos, doenças - qualquer coisa no mundo pode se tornar uma fonte de preocupação. Estranhamente, para algumas pessoas a causa da preocupação tem um motivo oposto. Ao perguntarmos, uma pessoa responde: "Eu não tenho filhos, e esse é o meu problema", enquanto o vizinho responderia: "O meu problema é que tenho filhos!". Dinheiro e falta de dinheiro são igualmente considerados um problema por pessoas diferentes. Se as pessoas não conseguem inventar uma preocupação, até a falta de preocupações pode se tornar uma preocupação! Na verdade, pessoas aposentadas me procuram frequentemente, reclamando que não têm nada para fazer e nada com o que se preocupar, e que, sendo assim, não têm razão nenhuma para continuar vivendo!

Todos nós viemos de diferentes estilos de vida - diferentes culturas, condições financeiras, faixas etárias. Mesmo assim, todos nós nos preocupamos. Se as circunstâncias externas são a única causa de preocupações, porque sofremos todos da mesma maneira?

A verdadeira razão das nossas preocupações está profundamente enraizada em nós mesmos. Observe atentamente a sua preocupação, você verá que a preocupação, assim como qualquer tipo de sofrimento, não é um evento externo na sua vida. Na verdade, ela é a sua resposta a um evento. Se a situação vai causar preocupação ou não, depende inteiramente de como você vai escolher reagir àquela situação.

(Extraído do livro "Da preocupação ao Deslumbramento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário