sábado, 11 de maio de 2013

Perguntas e respostas - Qualificação

 Pergunta: Querido Swamiji, como sei se estou ou não qualificado para o despertar espiritual?

Boa pergunta! A idéia de que a pessoa não está qualificada para abertura espiritual ou para um despertar da espiritualidade é unicamente criada pelos catequizadores. Se você pensa que está vivo, isso é o suficiente, está qualificação é o suficiente para o despertar espiritual.

Alguém foi até Ramana Maharshi e perguntou: "Bhagavan, eu estou qualificado para o progresso espiritual, eu estou qualificado para o caminho espiritual?"

Ramana Maharshi perguntou "Você está vivo?"

O discípulo falou: "Sim, claro"

"Então você está qualificado o suficiente", disse Ramana.

Foram os missionários que criaram esta idéia para explorar o público. Veja só, se você não for matido com o sentimento de culpa, se você não for mantido um degrau abaixo do pedestal, você não obedece. Justo para explorar as pessoas, essa idéia da qualificação foi criada. Uma coisa bem básica e que matou a inteligência e tem matado a espiritualidade, é esse negócio de qualificação, a idéia de qualificação, você nunca encontra alguém que se sinta qualificado. Até mesmo depois de centenas de anos de prática, você vai se perguntar: "Estou ou não qualificado? Eu não sei porque a culpa foi implantada em você. Fique bem claro, não é só na cidade de Bombaim, qualquer lugar que você viva você estará qualificado. A idéia de qualificação é apenas para te explorar mentalmente.

Uma bela estória do Zen Budismo: um homem foi ao mestre com a pergunta: "Mestre, estou qualificado para o progresso espiritual? Eu sinto que existe inúmeros obstáculos".

O mestre respondeu: "A palavra obstáculo é o único obstáculo, nada mais".

A palavra obstáculo é o único osbtáculo para a vida espiritual, porque cada e todos os seres são potencialmente divinos. Quando a pessoa já é potencialmente divina, como você pode dizer que ela precisa de alguma outra qualificação? Todas as regras existem para manter a culpa na outra pessoa, para apenas mantê-la um degrau abaixo, além do mais não existe nada como quallificação. Se você precisa de qualificação, qual é o propósito da espiritualidade?

Algém veio até a mim e disse: "Swamiji, eu nunca pratiquei Aayama e Niyama. No sistema de Patanjali, o primeiro degrau é o Aayama que significa - Brahmacharya, Ahimsa, Satya, Apaikara, Astheita. Os grandes cinco votos: celibato, não violência, verdade, desapego, não roubar. Estes são os cinco grandes votos que você precisa praticar, somente então você estará qualificado para Yoga. Alguém veio e perguntou: "Swamiji, eu não estou qualificado em todas estas cinco coisas, como eu posso entrar pro Yoga?"

Eu falei, "se você estivesse qualificado nestas cinco coisas, você não precisaria de Yoga"

Ambas, meditação e maturidade se ajudam mutuamente. Maturidade te dá energia, energia te dá maturidade. A princípio, você começa de onde você estiver, é o suficiente, você verá que a bola rola.

(Extraído do livro "A verdade simples, de uma forma direta!")

Nenhum comentário:

Postar um comentário