sábado, 1 de setembro de 2012

Pensamento da Semana - Depressão

 Quando é que a preocupação se torna depressão?

A depressão nada mais é que o nome clínico da preocupação crônica. O que é preocupação crônica? A mente é um excelente sistema de arquivamento. Ela arquiva os seus padrões negativos de pensamento, seus complexos, suas preocupações. O que quer que você ensine à mente ela irá repetir fielmente.

Então, observe o que diz à sua mente!

Por exemplo, vamos supor que você tenha um problema nos negócios. Para piorar, o seu casamento termina no mesmo período. A probabilidade é que você comece a acreditar que há algo errado com você, que tudo o que você faz está fadado ao fracasso. Ao repetir continuamente essa idéia negativa para si mesmo, você faz com que ela se enraíze ainda mais profundamente na sua memória. E à medida que o tempo passa, a mente começa a automaticamente repetir aquilo que você ensinou a ela, mesmo em outras situações, perturbando você sem o seu consentimento ou conhecimento. Isso se torna um hábito para a sua mente, e resulta num grave complexo de inferioridade.

Assim como maus hábitos alimentares terminam por causar um acúmulo de gordura no seu corpo ou de colesterol nas suas artérias, o hábito de se preocupar constantemente faz com que as suas preocupações se solidifiquem no seu ser. E assim como o colesterol cria bloqueios nas suas artérias, a depressão cria bloqueios de energia no seu ser. A depressão é uma baixa generalizada, um estado além de qualquer esperança. É um estado onde entregamos nossos controles para o monstro que nós mesmos criamos.

(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")

Nenhum comentário:

Postar um comentário