segunda-feira, 28 de maio de 2012

Artigo: Não fique com raiva, fique consciente

  Veja alguém que fica nervoso facilmente. Quanto mais ele fica bravo, mas ele parece viciado em ficar bravo. Ficar bravo não resolve os problemas.

Biólogos nos explicam que comportamentos repetitivos realmente reprogramam nosso cérebro. As redes neurais se estabilizam com padrões repetitivos de comportamento. Isso quer dizer que raiva dá origem a mais raiva.

As emoções não só reprogramam o seu cérebro, mas também reprogramam o seu corpo. Esforçando-se para acomodar essas emoções repetitivas e debilitantes, suas células perdem capacidade de absorver nutrientes.  Elas crescem menos e se regeneram menos. Essas emoções afetam você e, mais importante, afetam também seus descendentes, já que toda sua estrutura de DNA e celular pode se modificar pelas suas atitudes.

A biologia nos explica que nossas emoções são químicas, e que essas químicas são lançadas pelo cérebro. Nós controlamos essas químicas. No entanto, com o passar do tempo, essas químicas podem mudá-lo e controlá-lo.

Observe a si mesmo ficando com raiva a próxima vez que isso acontecer. Com o que você fica com raiva? Você está com raiva de alguém, ou com raiva de alguma coisa? Se você diz de alguma coisa, de algum comportamento, observe quando é outra pessoa repetindo esse mesmo comportamento. Você fica com raiva do mesmo jeito? Você permite que outra pessoa escape quando tem o mesmo comportamento ou até acha graça do mesmo comportamento que o faria explodir se fosse com outra pessoa? Neste caso então você está com raiva da pessoa não do comportamento. Por que você se convenceu de que deve estar com raiva de alguma pessoa?

Você vai descobrir que 90% do tempo está com raiva de uma pessoa e não com um padrão de comportamento ou uma questão. Se assim fosse, você poderia usar sua raiva como uma evergia e usá-la como uma energia. Se fosse de um comportamento, você aprenderia a rir dele. No entanto, quando é de uma pessoa, você tem um problema mais profundo.  Você já fez julgamentos sobre a pessoa e tudo o que você faz é coletar evidências para apoiar este julgamento.  Nada que a pessoa faça pode agradá-lo.

 Com consciência, você pode largar estes julgamentos. Consciência faz com que você se dê conta da verdade que você, a outra pessoa e todas as outras pessoas são as mesmas, em um nível mais profundo. Se você fica com raiva de alguém, na verdade está com raiva de si mesmo. É sua própria negatividade que faz com que você veja outros de forma negativa. É possível deixar essas negatividades através da meditação. Não fiquei zangado, fique consciente.

- Paramahamsa Nithyananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário