sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pensamento da Semana - Admitir não saber

 Nós temos uma tendência generalizada: quando ouvimos qualquer coisa a respeito de saúde sendo discutida, imediatamente aplicaremos isso a nós mesmos e veremos onde nos encontramos; veremos se apresentamos qualquer sintoma do que está sendo discutido. Se eu falar sobre a pele, você sentirá sua pele e verá; se eu falar sobre o coração, você sentirá seu batimento.

Mas quando ouvimos falar qualquer coisa sobre espiritualidade, de alguma forma, sempre aplicamos isto a outros, à nossa família, nossos amigos, nossos vizinhos, nunca a nós mesmos! O problema é que sobre tudo o que eu digo, você pensa: "Ah, eu me conheço bem. Esta mensagem é para o meu marido. O Swamiji está dizendo isto para que meu marido mude o jeito dele. Eu espero que ele entenda a mensagem do Swamiji".

No primeiro capítulo do Bhagavad Gita, Arjuna Vishaada Ioga que é a Ioga da aflição de Arjuna, Arjuna fala o tempo todo e Krishna permanece calado. É só quando Arjuna finalmente se rende dizendo "Eu não sei nada!" é que ele está finalmente pronto para receber a mensagem de Krishna. Embora Krishna e Arjuna fossem amigos de infância, apesar de poder ter existido centenas de outras situações mais descontraídas, o Bhagavad Gita não voi passado a Arjuna em nenhuma ocasião anterior.

Por quê?

Porque até então Arjuna não estava maduro para receber o Gita! É somente quando ele profere as palavras "eu não sei" que ele se torna qualificado para saber. A condição básica para o progresso espiritual é saber muito claramente que você não sabe. Este é o primeiro passo para realmente saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário