quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Artigo - A arte de ouvir

Ouvir tornou-se uma arte perdida. Apesar de aprendermos as ferramentas de comunicação de leitura, escrita e verbalização desde a infância, a arte da escuta ativa e empatia é muitas vezes esquecida. A pesquisa sugere que as pessoas compreendem e recordam aproximadamente 50% do que ouvem. Dentro das próximas 48 horas, a maioria esquece metade da informação que ouviu, portanto, deixando apenas 25% do que foi inicialmente escutado.
Por que ouvir é tão difícil?
Na maioria das vezes, e especialmente em meio às divergências, estamos ocupados formulando nossa própria opinião e pensamento sobre o que vão dizer. Isto nos impede de realmente ouvir o que está sendo dito. Além disso, as emoções como a raiva e as palavras certas pode desencadear padrões de pensamento que causam distrações e divagações em nossas mentes. Como conseqüência, nós ouvimos o que queremos ouvir e não o que não queremos ouvir.
Somente quando estamos em silêncio e, externamente, aquietado a nossa conversa interna podemos fazer o "ouvir" verdadeiro acontecer. Isso cria o espaço para uma compreensão profunda do que a outra pessoa realmente quer comunicar. A incapacidade de anular o desejo de expressar as nossas emoções e opiniões e ouvir sem julgamento é uma das principais causas de mal-entendidos e desentendimentos. Aquela queixa de que a família, os empregadores e os outros não estão nos ouvindo é comum na sociedade de hoje, e pode ser um fator importante para a popularidade da terapia, onde a pessoa sente que está sendo realmente ouvida.
Por que ouvir é tão importante para as pessoas?
Porque ouvir é a atenção, e atenção é energia! Quando você realmente ouve alguém, você não só aumenta a sua auto-estima, mas também os seus níveis de energia! É por isso que as pessoas se sentem assim quando alguém  as ouve. Se você ouvir atentamente, quando alguém está compartilhando, especialmente se eles estão compartilhando um problema, você vai ver que quase sempre, o que eles estão procurando é compreensão e empatia, e não as suas soluções para seus problemas.
É também comum achar que para ser notado falar alto é necessário. Na verdade, o verdadeiro poder pode estar na capacidade de ficar em silêncio e escutar verdadeiramente, desta forma trazendo uma visão real sobre as necessidades e como podemos interagir melhor com o outro. Estudos mostram que a verdadeira liderança está ligada à capacidade de efetivamente ouvir aqueles que o rodeiam.
Pratique a arte de escutar em sua vida. Observe as tendências que temos em formular nossas respostas sem realmente ouvir o outro, e ver o que novos entendimentos e proximidade pode trazer com aqueles em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário