Pergunta: Eu acabei de encontrar um par perfeito, mas estou tão preocupada que este relacionamento seja bom demais para durar!
Resposta: Bom demais para durar! Isso é o cúmulo da preocupação! Se preocupar com o que não ter com que se preocupar é o jogo mais sagaz da mente. A mente nunca deixa você relaxar no momento presente - ela fica obrigando você a pensar no passado e no futuro. Mas amar é esquecer tanto o passado quanto o futuro - entregar-se às maravilhas do presente.
Examine as verdadeiras causas do seu medo. Algo simplesmente lindo está acontecendo com você. Tão lindo que você começa a achar que não fez nada para merecer! E você começa a se preocupar com o momento em que tudo estiver terminado. Quando é que ele vai encontrar alguém mais bonita, mais talentosa, mais rica? Como vou impedir isso? O que vai acontecer se ele for embora?
Mas não importa o quanto você se preocupe, existe alguma forma de impedir que isso aconteça? Você não possui o namorado. Você nem mesmo sabe quando ele pode mudar de idéia - você não entende nem mesmo as suas próprias idéias! Imaginar que você tem o controle da situação é uma completa tolice. Tentar prender demais um relacionamento é a maneira mais rápida de destruí-lo. Em última análise, todas as inseguranças surgem da falta de autoconfiança. No amor, você simplesmente tem que confiar em si mesma. Só então você consegue confiar no seu parceiro, e no seu relacionamento. Não há outro jeito.
Logicamente, ninguém pode prometer que o relacionamento vai durar. Por que você quer que ele dure? Mudança é a natureza da vida. Aceite que o relacionamento está aqui hoje, e que ele é belo. Sim, ele pode não ser o mesmo amanhã. Isso não é um motivo mais que suficiente para desfrutar dele hoje? Haverá tempo suficiente para sentir dor quando ele terminar!
E a verdade é que, se você amar completamente, com todo o seu ser, não haverá sofrimento em terminar um relacionamento que não funciona mais. Ter medo de amar simplesmente porque pode ser que o relacionamento não dure é tão tolo quanto recusar-se a viver porque você tem certeza de que vai morrer um dia!
(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")
Nenhum comentário:
Postar um comentário