sábado, 29 de setembro de 2012

Pensamento da semana - Sua natureza inerente é amor

Tente entender apenas uma coisa: Sua natureza inerente é amor. O amor é permanente. Todas as outras emoções simplesmente vêm e vão, só isso. Você fica preso na noção de que todas as outras emoções são reais e que elas estão destruindo o amor. O amor nunca pode ser destruído. Se o amor pudesse ser destruído, teria sido extinto há muito tempo.  

Quando você realmente ama, emoções opostas não conseguem entrar em você. Elas são simplesmente excluídas. Quando existe uma luz brilhante num aposento, pode-se trazer a escuridão? Não! Só quando você apaga as luzes é que a escuridão pode entrar. Da mesma forma, só enquanto o amor verdadeiro ainda não tiver acontecido a você é que outras emoções conseguem assumir. Quando você está cheio até as bordas com amor, outra emoção não entra de maneira nenhuma. E este chakra, o Anahata, vai encher você de amor até as bordas, porque é uma Energia amorosa, energizante, transbordante.

(Extraído do livro "Soluções Garantidas")

sábado, 22 de setembro de 2012

Pensamento da Semana - Pensamento positivo

 O mantra para combater a depressão é simples: pensamento positivo contínuo. Fique alerta. Assim que perceber que um pensamento negativo está vindo à tona, comece a alimentar a sua mente com pensamentos positivos. Não é tarefa fácil, claro. No início, quando pronunciar palavras positivas, a sua mente (que foi tão bem treinada para responder negativamente) não vai aprender essas palavras facilmente. Um pequeno pedaço da sua mente vai reclamar: "Você acha que eu sou tolo de me deixar enganar por algumas palavras positivas?".

Mas, pouco a pouco, você vai conseguir alterar a qualidade da mente. É perfeitamente possível modificar sua programação mental. Afinal, foi você quem a programou! Você sabe como fazer. Só tem que refazer de forma diferente, só isso. No momento em que perceber como é fácil criar ou destruir a preocupação com simples palavras, você vai perceber como tudo é irreal. Ir além da conversa interna, mesmo que por alguns breves instantes, é se tornar consciente, é se tornar vivo.

O simples entendimento de como a preocupação é desnecessária traz à tona naturalmente os tesouros do Manipuraka Chakra. O sofrimento se dissolve por si só. E, no lugar dele, surge um estado que nem o prazer nem a dor podem perturbar - o estado de Ananda, êxtase. Com Gnana (conhecimento), e Dhyana (meditação), consciência e prática, o próprio sofrimento pode ser a porta que o leva a Nithyananda, eterno êxtase.

(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")

sábado, 15 de setembro de 2012

Pequena História - Procure do lado de dentro

 Certa noite, Nitti Mudaliar estava procurando alguma coisa no pátio em frente de casa. Quando a esposa perguntou, ele disse que tinha perdido uma moeda. A esposa decidiu ajudá-lo a procurar.

Logo chegaram outras pessoas, e praticamente o bairro todo estava procurando a moeda, sem sucesso. Em certo instante, um jovem perguntou a Nitti: "Qual foi o lugar exato em que você deixou a moeda cair? Estamos procurando há meia hora, e ainda não achamos nada!". "Ah", disse Nitti: "Eu perdi a moeda dentro de casa". "E por que é estamos procurando aqui fora?", gritou um vizinho estarrecido. "O problema", disse Nitti "é que não tem luz dentro de casa. Aqui fora pelo menos tem o poste. Dá pra ver alguma coisa".

Engraçado? Mas você tem que saber que o seu comportamento é igualmente estranho. Você procura se libertar das preocupações da mesma forma, sem ter a menor idéia das verdadeiras causas e da natureza delas.

Uma vez que tenha entendido como a mente funciona, isso se torna simples. Assim como uma chave pode ser usada tanto para trancar quanto para destrancar uma porta, você também pode usar as palavras que brincam na sua mente para cair em depressão ou se elevar em êxtase.

(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")

sábado, 8 de setembro de 2012

Pensamento da Semana - Manipuraka Chakra



No nível físico, a preocupação imediatamente se manifesta como doenças do estômago (observe quantas vezes você precisa ir ao banheiro num dia de prova ou entrevista de emprego!) Isto é significativo, porque a preocupação está intimamente relacionada ao Manipuraka Chakra, o centro vital de energia localizado na região do umbigo. A energia desse chakra, que controla as funções da digestão e eliminação, fica travada por preocupações constantes.

sábado, 1 de setembro de 2012

Pensamento da Semana - Depressão

 Quando é que a preocupação se torna depressão?

A depressão nada mais é que o nome clínico da preocupação crônica. O que é preocupação crônica? A mente é um excelente sistema de arquivamento. Ela arquiva os seus padrões negativos de pensamento, seus complexos, suas preocupações. O que quer que você ensine à mente ela irá repetir fielmente.

Então, observe o que diz à sua mente!

Por exemplo, vamos supor que você tenha um problema nos negócios. Para piorar, o seu casamento termina no mesmo período. A probabilidade é que você comece a acreditar que há algo errado com você, que tudo o que você faz está fadado ao fracasso. Ao repetir continuamente essa idéia negativa para si mesmo, você faz com que ela se enraíze ainda mais profundamente na sua memória. E à medida que o tempo passa, a mente começa a automaticamente repetir aquilo que você ensinou a ela, mesmo em outras situações, perturbando você sem o seu consentimento ou conhecimento. Isso se torna um hábito para a sua mente, e resulta num grave complexo de inferioridade.

Assim como maus hábitos alimentares terminam por causar um acúmulo de gordura no seu corpo ou de colesterol nas suas artérias, o hábito de se preocupar constantemente faz com que as suas preocupações se solidifiquem no seu ser. E assim como o colesterol cria bloqueios nas suas artérias, a depressão cria bloqueios de energia no seu ser. A depressão é uma baixa generalizada, um estado além de qualquer esperança. É um estado onde entregamos nossos controles para o monstro que nós mesmos criamos.

(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")