sábado, 31 de dezembro de 2011

Pequena história: Professor e o mestre Zen

 Um professor instruído do ocidente foi conhecer um Mestre Zen no oriente, no Japão. O professor era muito instruído e tinha feito muitas pesquisas em diversas àreas. Ele foi conhecer o mestre para adquirir algum conhecimento espiritual, discutir vários assuntos com ele, para entender melhor a espiritualidade. Ele chegou à casa do mestre e o encontrou preparando chá. O mestre o viu e gesticulou para que ele sentasse e continuou a preparar o chá. O professor se sentou e depois de um tempo, começou a falar de seu passado, de todos os seus estudos, das suas descobertas, das viagens pelo mundo, das esperiências dele com diversas pessoas, de suas conclusões sobre vários assuntos e por aí vai. O mestre terminou de preparar o chá e colocou duas xícaras entre eles dois. Ele começou a servir o chá na xícara do professor. Ele verteu e verteu, e lentamente a xícara começou a transbordar. O chá derramou por cima do pires e se espalhou sobre a mesa.

O professor estava assistindo o que estava acontecendo. Ele não pode se conter mais e gritou : "Mestre, o que você está fazendo? Pare de derramar o chá! A xícara está transbordando!" O mestre parou e calmamente disse: "Você também!"

O professor ficou chocado, mas compreendeu o que o mestre estava tentando dizer.

O professor estava tão cheio quanto a xícara, que não pode mais conter o chá. Qualquer coisa que o mestre pudesse ter dito a ele teria somente transbordado e não o teria penetrado. O professor entendeu através daquela única palavra o que o mestre quis dizer, o que ele estava tentando falar.

Assim entenda: se você quer me vivenciar, se você realmente quer ganhar algo nesses dias que está dedicando a estar aqui, seja como uma xícara vazia.  Esteja totalmente aberto e receptivo. Transforme-se em uma criança, inocente e curiosa, como uma esponja pronta para aborver; isso é o bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário