Uma vez um mestre Zen foi convidado ao palácio de um rei para expressar, o que é Dhamma? (espiritualidade) O mestre foi, sentou-se no dais, e ficou sentado, sentado, sentado. Depois de algum tempo, ele simplesmente foi embora.
O rei surpreso perguntou ao discípulo do mestre: "O que aconteceu? O seu mestre não falou nada. Ele veio, sentou-se e foi embora? O discípulo respondeu: "Oh, não. Ele nunca falou tão belamente antes. Ele explicou maravilhosamente tudo o que precisava ser explicado!
"O que você quer dizer com isso?", perguntou o rei.
"Tudo o que precisava ser dito, ele falou através do silêncio", explicou o discípulo.
"Então por que ele veio aqui? Ele poderia ter feito isto sentado no seu monastério! Por que ele precisou vir aqui para não falar nada?"
O discípulo replicou eloquentemente, o que ele tem para dividir não pode ser falado, mas pode ser dado. Só pela linguagem corporal, pela presença do ser, só assim pode ser transmitido de um modo que está muito além das palavras.
Na presença do mestre alguma coisa acontece. Se você escutar com o silêncio interior, você pode ouvir isso. Se você escutar com sua mente, você estará ouvindo sua própria conversa interior, estará medindo minhas palavras, mais do que recebendo minha mensagem.
(Extraído do livro "A verdade simples, de uma forma direta!")
Nenhum comentário:
Postar um comentário