Todos nós damos vazão a dois tipos de conversa - a "conversa externa" e a "conversa interna". Falar com outras pessoas é o que, geralmente, chamamos de conversa. Mas o que dizer das conversas inaudíveis e internas que acontecem o tempo todo dentro de nós? Essa conversa interna contínua, descontrolada, que se apodera do seu ser sem a sua permissão, é o presente da mente - a fonte de todas as preocupações. Essa conversa interna se torna seu verdadeiro mestre.
Na conversa interna, não há pausa no discurso, nem por um momento. É, de certa forma, uma loucura. Conversar com os outros é apenas uma maneira de fugir do próprio ser, da própria conversa interna. É por isso que há tanta conversa acontecendo no mundo!
Não é fácil entender o que quer dizer conversa interior. Faça essa experiência. Sente-se com os olhos fechados. Não se concentre em nenhum assunto. Depois de alguns instantes, você vai perceber que há um fluxo contínuo de pensamentos dentro da sua mente. Escreva, honestamente, qualquer pensamento que apareça na sua mente. Faça isto por cinco minutos.
Agora, sente-se e leia o que está escrito. Você vai ficar chocado com o que vai ler! Essa é uma amostra da sua conversa interior. De como os seus pensamentos são desconectados! De como são irrelevantes, contraditórios e sem sentido. Agora, você percebe o hospício que existe dentro de sua cabeça? Essa é a verdadeira natureza de sua mente - esse fluxo de pensamentos completamente descontrolado, essa expressão de insanidade. Foi a essa mente que você confiou a sua vida. Foi essa mente que inventou todas as suas preocupações. É essa mente que vive a sua vida por você. Simplesmente entenda isso, e você já terá dado um salto quântico em direção à liberdade de suas preocupações.
(Extraído do livro "Da preocupação ao deslumbramento")
Nenhum comentário:
Postar um comentário